
Tudo sobre aparelho ortodôntico: das consultas ao resultado final
Como funciona os aparelhos ortodônticos?
Quem vai utilizar aparelho ortodôntico tem muitas dúvidas que passam pela cabeça afinal temos pouco conhecimento desta área.
Como são as consultas? Como são os aparelhos? Como será a higienização? Quanto tempo precisarei usar o aparelho?
Para responder essas e outras perguntas, a equipe da doutora Luciana Pupo preparou este manual com tudo sobre aparelhos ortodônticos.
Acompanhe e fique por dentro de todo o processo de tratamento dentário.
O diagnóstico
Para saber se você precisa de um aparelho ortodôntico, você deve visitar um ortodontista. Este profissional se baseará em instrumentos de diagnóstico, exames clínicos, moldes de gesso de seus dentes e radiografias especiais.
Após fazer uso destes instrumentos, o ortodontista ou dentista terá condições de decidir se o uso do aparelho é recomendável. A partir de então é traçado um plano de tratamento adequado para o caso.
Casos nos quais os aparelhos são recomendados:
- Sobremordida;
- Mordida cruzada anterior;
- Mordida;
- Mordida aberta;
- Desvio de linha mediana;
- Diastema;
- Apinhamento dentário.
Tipos de aparelho ortodôntico
Os aparelhos, em geral, são formados por diversas estruturas, uma das mais importantes é o braquete, o ponto de aplicação da força.
Um aparelho ortodôntico autoligado é quando o próprio braquete possui um sistema de clip que segura o fio dentro dele mesmo. Este é o princípio da ortodontia autoligada.
Veja os principais tipos de aparelhos ortodônticos:
- Aparelho fixo – Em geral é utilizado para alinhar os dentes do paciente com objetivos meramente estéticos ou ainda por motivos funcionais.
- Aparelho fixo estético – É uma versão mais discreta do modelo metálico. O funcionamento é idêntico, a diferença é no material de fabricação dos braquetes, feitos de policarbonato, porcelana ou safira em vez de metal.
- Aparelho móvel – Tem como função fazer pequenas movimentações dos dentes e ainda reorganizar as funções da boca, como a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala.
- Aparelho expansor palatino – Tem a função de promover um ganho transversal na largura do palato, o céu da boca. Corrige a mordidas cruzadas e libera espaço para a dentição anterior muito apertada.
- Aparelho lingual – A forma de funcionamento é a mesma dos aparelhos tradicionais, mas é colocado na face interna dos dentes.
- Aparelho alinhador – Tem como objetivo o alinhamento dos dentes, com a vantagem de ser bem discreto.
Uso do aparelho por adultos
Muita relacionam os aparelhos ortodônticos à infância ou à adolescência entretanto esse pensamento é desatualizado.
Usar um aparelho não é mais sinônimo de “sorriso metálico” como no passado e, além disso, os tratamentos são mais rápidos.
Além disso, cuidar do correto posicionamento dos dentes e ossos maxilares é cuidar da sua própria saúde.
Visitas periódicas ao ortodontista
Durante o tratamento, é preciso que o paciente visite o ortodontista regularmente, porém alguns acreditam que o tratamento termina com a retirada do aparelhos ortodônticos, contudo, saiba que ainda não está!
A melhor forma de evitar a volta dos dentes à posição inicial é seguir à risca os retornos previstos pelo profissional que acompanhando o eu caso.
Ele terá os recursos para entender o real momento do seu tratamento e apresentar os novos passos do tratamento.
Quem usa um aparelho fixo, deve visitar o ortodontista uma vez por mês para as consultas de manutenção. Pois é preciso verificar se a força que o aparelho exerce sobre os dentes está correta.
Quando o paciente usa um aparelho autoligado esta periodicidade passa a ser de 60 dias, já que os braquetes autoligados conseguem manter a força por mais tempo.
A ortodontia avançada
A ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares, dessa forma melhora a estética e também todo o sistema mastigatório.
Podemos dizer que a ortodontia avançada não esquece este conceito, a diferença é no caminho que se percorre em busca dessa harmonia
Entretanto a ortodontia avançada acredita que é indispensável a integração de diversas especialidades como a periodontia, ortodontia, prótese, implante; além de otorrinolaringologista e fonoaudióloga.
O planejamento de cada caso conta com a integração de profissionais de áreas multidisciplinares, resultando em um tratamento abrangente, eficaz e duradouro.
Consulte sempre um especialista
Ficou claro que um bom profissional de ortodontia, entende a importância de um trabalho conjunto com outras áreas., contudo a dúvida é como encontrar estes profissionais?
Pesquise com quem já passou por um tratamento usando aparelho e use a internet para encontrar os melhores consultórios.
Nossa dica para quem mora em Sorocaba e região é, conheça o consultório da doutora Luciana Pupo, ele é reconhecido por excelência no atendimento e nos tratamentos oferecidos. É especializado no diagnóstico e planejamento ortodôntico integrado com as outras áreas da odontologia como periodontia e reabilitação oral.
O objetivo é transformar o seu sorriso com o que há de melhor e mais moderno em tratamento odontológico.
Se você tem dúvidas ou deseja um diagnóstico de como estão os seus dentes, faça uma visita!
Até a próxima!!!