
Qual é o processo de tratamento do paciente que escolher o aparelho ortodôntico autoligado?
Tire suas dúvidas sobre o uso do aparelho ortodôntico autoligado.
Quem é diagnosticado com um problema dentário que precisa ser resolvido com aparelho, tende a ficar preocupado. Afinal, são muitas dúvidas que passam pelas nossas cabeças em um momento como este.Vai doer? Vai ficar muito caro? Quantas vezes precisarei visitar o dentista para a manutenção do aparelho ortodôntico? O primeiro passo no tratamento é conversar muito com o ortodontista e tirar todas as dúvidas. Conhecendo o problema e visualizando a solução, o tratamento vai ser bem mais tranquilo. É nesta etapa que o paciente vai escolher a qual tipo de tratamento se submeter. Usar um aparelho convencional ou um aparelho ortodôntico autoligado?
Depois de tirar as dúvidas e fazer a escolha, o próximo passo é se comprometer muito com o tratamento. Conhecer cada uma das etapas deste tratamento é fundamental para que o paciente possa superá-las da forma mais natural possível.
Quanto tempo dura o tratamento?
Isso depende diretamente dos dois fatores citados acima: escolha do aparelho e comprometimento do paciente.
O tratamento dura cerca de 2 anos e meio, porém, o aparelho ortodôntico autoligado apresenta resultados mais rápido.
Seguir as orientações do ortodontista, manutenção no tempo correto e higienização, são fatores que também vão acelerar a resultado final.
E quais são as etapas deste tratamento?
- Montagem do aparelho – Após a escolha do aparelho, é claro, o profissional responsável pelo seu tratamento deverá fazer a montagem do aparelho ortodôntico autoligado. Não se preocupe com esta etapa: a montagem é rápida e não dói! É composta pela preparação a boca, uma profunda higienização, aplicação do adesivo, auxilia na colocação dos braquetes, colagem dos braquetes e, por fim, a remoção do excesso de resina e a instalação do fio ortodôntico.
- Alinhamento e nivelamento dos dentes – É a etapa em que o aparelho ortodôntico autoligado exercerá a força necessária para a correção no posicionamento dos dentes. Deve haver desconforto, em especial nos primeiros dias do tratamento.
- Encaixe da oclusão – Esta é a etapa mais demorada do tratamento e é quando o ocorre o encaixe da oclusão (mordida) e engrenamento correto dos dentes. O ortodontista pode, em algum momento desta etapa, usar elásticos, molas ou outros fios em conjunto com o aparelho para atingir plenamente os resultados esperados.
- Finalização estética – É uma espécie de ajuste fino. Após as etapas anteriores, busca-se fazer movimentos mais delicados para que a mordida fique perfeita e os dentes plenamente alinhados ao fim do tratamento.
- Contenção – Finalmente é chegada a hora da retirada o tipo de aparelho ortodôntico autoligado que você usou por bastante tempo. Mas, antes do fim do tratamento, ainda é necessário usar um outro aparelho, de contenção, para fixar os dentes na posição desejada.
Quer saber mais sobre a ortodontia autoligada? Entre em contato conosco e marque a sua consulta!