
Qual a idade ideal para usar aparelho nos dentes?
Entenda como funciona o uso de aparelho nos dentes em cada fase da vida.
Seu sorriso te incomoda por causa do posicionamento dos seus dentes? Sua mastigação não é perfeita? A solução pode ser mais simples do que você pensa: um tratamento ortodôntico. Isso mesmo, alguns meses de “sorriso metálico” podem ser a solução permanente. E olha que hoje em dia, com as novas tecnologias de aparelho nos dentes, o sorriso pode nem ser metálico.
Os designs, as tecnologias e os materiais usados nos aparelhos nos dentes vêm passando por mudanças e há vários tipos para os mais variados problemas. Neste artigo vamos explicar que é possível o uso destes aparelhos em todas as idades, para os mais variados problemas. Vamos lá!
Crianças
Existe um mito relacionado à ortodontia de que crianças não podem usar aparelho, afinal elas ainda não têm a dentição permanente. No entanto, alguns odontopediatras costumam a fazer uso da chamada ortopedia funcional. Ela tem como principal função corrigir problemas que necessitem de modificação do osso da boca. A mordida cruzada e a falta de espaço para nascimento dos dentes permanentes são dois destes problemas.
Em geral, quando há necessidade do uso de um aparelho nos dentes de crianças, é usado um aparelho móvel, confeccionado em acrílico e metal. Claro, a decisão de se usar um aparelho nesta fase da vida tem que ser tomada em conjunto com um bom profissional da área de ortodontia.
Adolescentes
Essa é uma fase muito importante na conquista da autoestima. Por isso, um aparelho nos dentes pode até ser um transtorno em um primeiro momento, mas os resultados que ele trará vão compensar este sacrifício.
Além do mais, hoje em dia os aparelhos podem até ser considerados como um acessório fashion. Aquele sorriso metálico que citamos no início do texto pode ganhar novas cores. Trocar as cores das borrachinhas acaba se tornando uma brincadeira nesta fase da vida. E ainda há a possibilidade do uso de um aparelho transparente.
Normalmente o tratamento pode começar a partir dos 11 anos. Isso porque é a partir dessa idade que as raízes dos dentes já suportam a pressão da correção que será feita pelo aparelho.
Adultos
O aparelho ortodôntico em adultos também é uma realidade. Afinal, incorreções no sorriso podem trazer grandes efeitos tanto na vida social quanto na vida profissional. Não existe limite de idade. É possível, inclusive, usar um aparelho dentário durante a gravidez, inclusive.
Na vida adulta, a procura geralmente é por um aparelho estético, bem mais discreto do que as versões metálicas. O objetivo é a busca por um sorriso mais bonito. Porém, também há casos em que o tratamento busca solucionar algum tipo de problema funcional.
Visite um profissional
Há vários tipos de aparelho ortodôntico, tudo depende da função que ele exercerá e, como vimos acima, ele pode ser usado em qualquer idade. Problemas estético e de mastigação podem ter um impacto realmente muito pesado na vida de uma pessoa e consultar um profissional da área de ortodontia é o início da solução deste problema.