
Qual a diferença entre ortodontia e ortodontia avançada? Conheça!
Entenda o que é a ortodontia avançada e como esse tipo de tratamento pode te beneficiar.
A busca por melhora nos tratamentos é constante dentro da ortodontia. Por isso, novo aparelhos, novos materiais e novas tecnologias estão sempre em teste para se criar novas possibilidades nesta área da odontologia. E é justamente nesse contexto que se encaixa a ortodontia avançada.
Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse conceito e como ele se diferencia da ortodontia tradicional.
O que é ortodontia avançada
A ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial adequado. Seu objetivo é melhorar não apenas a estética como, também, todo o sistema mastigatório.
Podemos dizer que a ortodontia avançada não esquece este conceito, a diferença está no caminho que se percorre em busca dessa harmonia. Isso porque, para devolver a harmonia do sorriso, função mastigatória e estética dental, a ortodontia avançada acredita que é indispensável a integração de diversas especialidades. Dentre elas estão a periodontia, ortodontia, prótese, implante; além de otorrinolaringologista e fonoaudióloga.
O planejamento de cada caso conta com a visão e a integração de profissionais de todas essas áreas multidisciplinares, resultando em um tratamento abrangente, eficaz e duradouro.
O ortodontista
O profissional que exerce a ortodontia é chamado de ortodontista (um cirurgião-dentista especialista em ortodontia). Para conquistar este título é necessário cursar cinco anos de graduação em odontologia e depois mais três anos de especialização na área.
Este profissional está apto a intervir, prevenir interceptar ou corrigir problemas de posicionamento dentário, de oclusão (mordida) e quaisquer outras disfunções dento-faciais.
O tratamento
Quando um dos problemas citados acima é diagnosticado é necessário um tratamento ortodôntico. Não existe uma idade máxima para que se realize o tratamento.
No início, o tratamento causa uma certa sensibilidade, principalmente logo após a colocação do aparelho. Também após os ajustes praticados pelo ortodontista durante as consultas de manutenção do aparelho ortodôntico.
É fundamental na busca pelos resultados que o paciente siga todas as orientações apresentadas pelo ortodontista, em especial sobre a correta higienização do aparelho e dos dentes para que os detritos não causem problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou cáries dentárias.
Tipos de aparelhos ortodônticos
Existem vários tipos de aparelhos dentários e você pode encontrar as características deles aqui no nosso blog. Em geral, eles são divididos em fixos e móveis, e os principais são:
- Aparelho fixo;
- Aparelho fixo estético;
- Aparelho móvel;
- Expansor palatino;
- Aparelho alinhador;
- Aparelho lingual;
- Aparelho ortodôntico autoligado.
Consulte sempre um especialista
Agora você já sabe que o especialista na área que vai fazer o melhor diagnóstico do alinhamento dos seus dentes e sugerir o tratamento mais adequado para corrigir possíveis imperfeições é o ortodontista.
Em Sorocaba, o consultório da doutora Luciana Pupo é reconhecido por sua excelência no atendimento e nos tratamentos oferecidos. Ele é especializado no diagnóstico e planejamento ortodôntico integrado com as outras áreas da odontologia como periodontia e reabilitação oral. O objetivo é transformar o seu sorriso com o que há de melhor e mais moderno em tratamento odontológico, em um ambiente agradável e sofisticado.
Se você tem dúvidas ou deseja um diagnóstico de como estão os seus dentes, faça uma visita!