
O aparelho ortodôntico autoligado diminui a necessidade de extração de dentes?
Conheça a resposta para essa e outras dúvidas em torno do uso de aparelho ortodôntico.
É inegável que o aparelho ortodôntico autoligável traz vantagens substanciais quando comparado com um aparelho ortodôntico fixo convencional. Ele possibilita um tratamento mais rápido, com menos visitas de manutenção, é mais confortável e tem um visual mais discreto.
Muita gente ao visitar o consultório da doutora Luciana Pupo em Sorocaba faz perguntas sobre mais uma suposta vantagem deste tipo de aparelho: ele diminui necessidade de extração de dentes?
Maior expansão, menos extrações
As pessoas, em geral, desconhecem as tecnologias envolvidas na ortodontia autoligada. Por isso, não sabem quais são os benefícios e os sacrifícios que quem se submete a um tratamento. Existem mitos e verdades que se não forem bem explicados podem até assustar um paciente que, pode acabar não se submetendo a um tratamento que traz benefícios para a sua vida.
A primeira verdade a ser afirmada aqui é: sim, um aparelho ortodôntico autoligável reduz a necessidade de extração de dentes! O sistema adotado torna possível as maiores expansões na arcada dentária em comparação ao método convencional. Exatamente por causa desta maior possibilidade de expansão, a necessidade de uma extração de dentes para criar espaços na arcada passa a ser muito menor. No entanto, em alguns casos, essa retirada pode ser necessária e isso será decidido pelo ortodontista de acordo com o caso de cada paciente.
Agora que você conhece uma verdade sobre os aparelhos autoligáveis, vamos conhecer mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico.
Mito! Aparelhos ortodônticos são todos iguais
Existem vários tipos de problemas que requerem o uso de um aparelho ortodôntico. E, é lógico, este aparelho será diferente se ele tem como objetivo um problema diferente. Um expansor palatino móvel, por exemplo, é muito diferente de um aparelho ortodôntico autoligável, já que têm objetivos bem diferentes.
Mito! Quem usa aparelho deve abolir diversos alimentos de sua dieta.
Na verdade, não há alimentos terminantemente proibidos. No entanto, é preciso cuidados na alimentação. Por exemplo, alimentos duros podem descolar o braquete do aparelho e por isso devem ser mastigados com cuidado. Por outro lado, os alimentos pegajosos dificultam a limpeza do aparelho e também inspiram cuidados.
Mito! Aparelho estético autoligado é menos eficiente
Um aparelho estético autoligado tem como característica uma baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes. A diminuição da resistência inicial à movimentação facilita o início do movimento dentário. Tudo isso faz abre a possibilidade de tratamentos mais rápidos e menos dolorosos para o paciente, sem nenhuma perda de eficácia.
Verdade! Aparelho ortodôntico autoligável vale a pena
Para encerrar este post, uma verdade! Os aparelhos autoligados apresentam uma maior eficiência em relação aos convencionais nas fases de alinhamento e nivelamento dos dentes. Isso acontece porque eles permitem que a movimentação seja mais ampla em um espaço de tempo menor.
Por isso, problemas como dentes desalinhados, mordidas cruzadas, nascimento de dentes fora do lugar entre outros são bastante recomendados para esse tipo de aparelho.
Entre em contato conosco para saber mais e agende uma consulta com o consultório da doutora Luciana Pupo e conheça a excelência em ortodontia avançada.
Até a próxima!!!