
Conheça 5 benefícios do aparelho ortodôntico autoligado
Listamos as melhores vantagens do aparelho ortodôntico autoligado em relação ao modelo convencional.
Se você está iniciando um tratamento com um aparelho ortodôntico, vai ter como primeiro passo a escolha do aparelho. Caso você tenha dúvidas entre a escolha de um aparelho fixo convencional ou um aparelho ortodôntico autoligado, é fundamental conhecer os benefícios que este segundo tipo tem.
Aqui é importante ressaltar que os dois tipos vão te levar até o objetivo final. Mas o percurso pode ser bem menos espinhoso com o aparelho ortodôntico autoligado, afinal, ele é mais moderno. Listamos neste post cinco benefícios que ele tem em relação a um modelo fixo convencional. Vamos lá!
1) Permite maior movimentação
A ortodontia avançada criou uma tecnologia que permite que o modelo autoligado tenha maior poder de fazer a movimentação necessária para a correção dos problemas dentários. Explicando melhor: ao contrário do que acontece nos aparelhos convencionais, os braquetes autoligados têm um atrito reduzido, possibilitando o uso de forças mais suaves para a movimentação desejada. Isso significa maior conforto ao paciente que está submetido ao tratamento.
2) Ele é bem mais estético
Mais uma característica relacionada à tecnologia. Como o aparelho autoligado não precisa das famosas borrachinhas, ele tem um designe bem mais limpo e discreto. Quer dizer que ele não vai chamar tanta atenção no dia a dia. É um tratamento aliado da estética e da saúde!
3) Proporciona mais higiene
Quem já usou um aparelho fixo convencional sabe bem a dificuldade de fazer a mais completa higienização. O aparelho ortodôntico autoligado, justamente pela ausência das borrachinhas, é mais simples e torna a higienização bem mais rápida e simples, evitando assim o aparecimento de cáries ou placas nos dentes.
4) O tratamento é mais rápido
O modelo autoligado proporciona o tratamento mais rápido do que com o convencional. Este benefício também está ligado à possibilidade de se usar forças diferentes das que o aparelho convencional proporciona. Existem pesquisas que indicam que o tempo de uso do aparelho pode cair até 80% quando se usa o aparelho ortodôntico autoligado em vez do aparelho fixo convencional.
Cabe aqui dizer que um resultado mais rápido depende necessariamente de um grau elevado de comprometimento do paciente. Se as visitas de manutenção não forem feitas corretamente, se a higienização perfeita não for um hábito, este tratamento, consequentemente, também sofrerá com atrasos.
5) Menos visitas ao dentista
Quando se usa um aparelho convencional, deve-se fazer uma visita mensal ao ortodontista para que ele possa fazer a manutenção adequada no aparelho. Já quando o paciente usa o parelho autoligado, as visitas podem ser feitas a cada 60 dias. Este maior espaçamento é possível porque a ligação do braquete com o fio ortodôntico fica ativa por mais tempo. Em outras palavras, o aparelho fica “apertado” por mais tempo que o aparelho convencional, resultado da diminuição do atrito.
Saiba muito mais
Em Sorocaba, o consultório da doutora Luciana Pupo é reconhecido por sua excelência no atendimento e nos tratamentos oferecidos. Se você tem dúvidas ou deseja um diagnóstico de como estão os seus dentes, faça uma visita!