
Após tratamento com aparelho ortodôntico os dentes podem voltar?
Essa é uma má notícia para quem usou um aparelho ortodôntico por um bom tempo! Sim, após o tratamento os dentes podem voltar à posição original. A boa nova para quem vive esta situação é com alguns cuidados é possível evitar essa situação.
Preparamos este post para que depois de tanto esforço você não veja os seus dentes voltando ao que eram antes. Para começar, vamos entender o que acontece no nosso corpo.
O corpo humano é dinâmico!
O nosso corpo está em constante mudança, não importa em que fase da vida nós estamos. Essas mudanças em cada uma das partes do nosso corpo são moldadas pelos nossos hábitos.
Note, por exemplo, que pessoas que praticam esportes aquáticos tendem a ter ombros mais largos. Este é um processo natural, uma vez que os exercícios feitos por um nadador fortalecem a região, deixando-a mais desenvolvida.
Agora, imagine uma pessoa que que tem o hábito de roer as unhas. Este ato vai ter um impacto na sua dentição, do mesmo modo que a natação tem para um atleta. Desta forma, roer as unhas pode ser um fator determinante para que os seus dentes voltem para a posição inicial após o uso do aparelho ortodôntico. O bruxismo, que é o ranger dos dentes durante o sono, pode ter ação similar.
O corpo tem uma programação
Todo o nosso corpo está programado para se desenvolver de uma determinada forma. Isso é verdade também quando falamos sobre a nossa boca e a posição dos dentes. Após o uso do aparelho, pode haver uma tendência de que o seu corpo “queira voltar” à posição inicial.
Por isso, é necessário o uso da contenção (fixa ou móvel) após o fim do tratamento com qualquer um dos tipos de aparelho ortodôntico. A contenção tem como objetivo conter os dentes em seus devidos lugares durante o processo de em que o organismo refaz ou reorganiza as fibras, assegurando que os dentes sejam mantidos estáveis na nova posição.
Faça visitas periódicas ao ortodontista após a retirada do aparelho ortodôntico
Muita gente procura o ortodontista para levar seus filhos, para entender a necessidade de um aparelho ortodôntico para adultos e para fazer a manutenção do aparelho ortodôntico. Porém, se esquecem de visitá-lo após a retirada do aparelho, imaginando que o caso está finalizado. Saiba que não está!
A melhor forma de evitar qualquer problema de volta dos dentes à posição inicial é seguir à risca os retornos previstos pelo profissional de ortodontia que está acompanhando os eu caso. Ele terá os recursos adequados para entender o real momento do seu tratamento e após avaliar o nível de movimentação da arcada e irá apresentar os novos passos do tratamento.
Se você tem dúvidas sobre o uso de aparelhos ortodônticos, tratamentos possíveis, siga navegando pelo blog e aprenda mais sobre a ortodontia. Também entre em contato conosco e marque uma consulta. Quanto mais rápido você procurar uma solução, mais rápido o seu problema será resolvido.