
6 mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico
Vamos desmitificar o uso do aparelho ortodôntico.
Você já assistiu a um desenho animado ou leu uma revista em quadrinhos na qual um personagem, ao receber uma determinada notícia, imagina uma série de situações inusitadas que irá viver por causa desta nova realidade? Normalmente entre os cartoons isso pode ser bastante divertido. Já na vida real, o que acontece é uma preocupação enorme. Digamos que essa determinada notícia seja o uso de um aparelho ortodôntico. Por desconhecimento, muitos pacientes acham que a vida irá mudar radicalmente. E não é não é bem assim.
Se você precisa de um aparelho dental, relaxe! O primeiro passo é saber mais sobre ele. Preparamos 6 mitos e verdades sobre a ortodontia para que você fique mais tranquilo em relação ao uso de um aparelho ortodôntico!
1) Aparelhos ortodônticos são todos iguais
É mito! Existem vários tipos de problemas que requerem o uso de um aparelho ortodôntico. Por isso, o aparelho será diferente se ele tem como objetivo um problema diferente. Um bom ortodontista irá fazer um diagnóstico preciso sobre a situação e apontar a melhor solução.
2) O aparelho fixo não pode ser colocado em qualquer idade
Essa é uma verdade! Existe sim uma idade ideal para usar aparelho, que é por volta dos 12 e 13 anos. No entanto, essa verdade é apenas para os aparelhos fixos ortopédicos, outros tipos de aparelhos podem ser usados com muita eficácia em outras fases da vida, dependendo do problema que se busca corrigir.
3) Alguns alimentos são proibidos quando se usa o aparelho
Esse é mais um mito pois, na verdade, não há alimentos terminantemente proibidos. O que ocorre é que os aparelhos ortodônticos exigem cuidados no momento da alimentação. Alimentos duros (aqueles mais crocantes), podem descolar o braquete do aparelho e por isso devem ser mastigados com cuidado. Alimentos pegajosos dificultam a limpeza do aparelho e também inspiram cuidados.
4) Os dentes podem voltar ao estado inicial
Infelizmente, essa é uma verdade. Após o tratamento os dentes podem voltar ao estágio inicial se alguns cuidados não forem tomados. O nosso corpo está em constante mudança e os dentes têm conformações biológicas e espaciais que tendem a seguir. Por isso, após o uso do aparelho, há uma nova fase no tratamento, o uso da contenção, que deve eliminar este risco. Além disso é necessário evitar roer as unhas, cuidar muito bem da higienização e ainda tratamento contra bruxismo (se for o caso).
5) Aparelho estético autoligado é menos eficiente
Mito! Um aparelho estético autoligado tem como característica uma baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes. A diminuição da resistência à movimentação facilita o início do movimento dentário. Isso abre a possibilidade de tratamentos mais rápidos e menos dolorosos para o paciente, sem nenhuma perda de eficácia.
6) O aparelho requer cuidados especiais com a escovação e com o uso do fio dental
Verdade! O aparelho, por mais moderno que seja, tem a tendência de acumular resíduos de alimentos, o que pode propiciar o aparecimento de placa. Por isso, a higienização adequada é necessária e o ortodontista irá ensinar a maneira correta de agir.
Existem muitos outros mitos e verdades sobre o uso dos aparelhos ortodônticos. Navegue mais pelo nosso blog e entre em contato conosco para marcar uma consulta ou ainda esclarecer novas dúvidas!