
6 diferentes tipos de aparelho ortodôntico e suas funções
Conheça mais sobre os tipos de aparelho ortodôntico mais comuns!
Já que há diferentes problemas que podem acontecer na boca de uma pessoa, é lógico que existem diferentes tipos de aparelho ortodôntico. Cada um deles tem o seu próprio objetivo, enquanto alguns buscam soluções estéticas, outros buscam soluções de problemas funcionais.
O blog do consultório da doutora Luciana Pupo mostra neste post os seis tipos de aparelhos ortodônticos mais comuns. Confira!
1) Aparelho fixo
Este tipo de aparelho é, em geral, utilizado para alinhar os dentes do paciente com objetivos meramente estéticos ou ainda por motivos funcionais. Este tratamento tem como finalidade harmonizar o sorriso e a oclusão. Funciona assim: uma série de pequenos braquetes, que podem ser feitos de diferentes materiais (metal, plástico ou porcelana) “moldam” a posição desejada, fazendo com que os dentes assumam um novo posicionamento. Existem vários tipos de aparelho fixo e todos têm a função dentro da ortodontia de correção dentária.
2) Aparelho fixo estético
O aparelho ortodôntico fixo estético é uma versão mais discreta do modelo metálico. Por isso, seu funcionamento é exatamente idêntico, a diferença é no material usado para a fabricação dos braquetes, feitos de policarbonato, porcelana ou safira. Por causa do material usado, é possível fazer com que os braquetes tenham diversas cores (inclusive transparente ou da cor do dente), deixando aquele sorriso metálico para o passado.
3) Aparelho móvel
O aparelho móvel tem como função fazer pequenas movimentações dos dentes. Além disso, tem o objetivo de reorganizar as funções da boca, como a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala. O aparelho móvel influencia diretamente no desenvolvimento ósseo da arcada e por isso é o aparelho ideal para dentes pequenos. Os tratamentos, quando têm crianças como pacientes, em geral usam este tipo de aparelho.
4) Aparelho expansor palatino
O expansor de palatino tem a função de promover um ganho transversal na largura do palato, o céu da boca. Ele é indicado para jovens que precisam corrigir mordidas cruzadas (quando a região posterior do arco superior é muito estreita em relação ao arco inferior). Com ele também é possível liberar espaço para a dentição anterior muito apertada.
5) Aparelho lingual
A forma de funcionamento é a mesma dos aparelhos tradicionais, o que muda é o design do aparelho e o local da aplicação. Em vez de colocá-lo na parte da frente dos dentes, o ortodontista irá o instalar na face interna. O aparelho lingual é recomendado tanto para adultos quanto para adolescentes, desde eles já tenham todos os dentes permanentes.
6) Aparelho alinhador
Este é um dos tipos de aparelho ortodôntico que têm como função o alinhamento dos dentes. Porém, tem a vantagem de ser bem discreto. Tanto que há quem o conheça como “aparelho invisível”. Os alinhadores transparentes são fabricados com acetato transparente e tem a aparência muito próxima das placas de clareamento dentário, no entanto são mais rígidos.
__
Há ainda outros tipos de aparelhos, como o aparelho ortodôntico autoligado, mas este é um assunto que abordaremos em um outro post. Tem dúvidas? Converse com a gente ou ainda marque uma consulta!