
5 dicas de como cuidar do seu aparelho ortodôntico
Cuidar bem do seu aparelho ortodôntico ajuda a atingir melhor resultado no se tratamento. Confira nossas dicas de especialista!
Quem usa um aparelho ortodôntico sabe que é preciso ter comprometimento com o tratamento. Afinal, caso contrário, o resultado pode demorar mais do que o esperado ou até mesmo não ser atingido. É necessário compreender que um objetivo está sendo buscado e só com os cuidados necessários ele será alcançado plenamente.
Para ajudar você que está passando por esse tratamento a ter o melhor resultado, o blog da Luciana Pupo separou cinco dicas de como cuidar do seu aparelho ortodôntico. Vamos lá?
1) Escolha a escova de dente correta
Qual escova de dente usar? Quais as melhores opções para cada tipo de aparelho? Quem usa o aparelho já sabe que a escovação deve ser feita com paciência para que a limpeza, tanto dos dentes quanto dos braquetes, seja perfeita. Existem escovas ortodônticas que têm cerdas maiores e um corte interno em “V”, que auxilia na hora da limpeza. Se você usa aparelho, converse bem com o seu ortodontista para avaliar as melhores opções.
2) Atenção para a maneira mais adequada de escovação
“Qual o jeito certo de escovar os dentes?” Essa é uma das perguntas mais ouvidas entre os pacientes de um consultório de ortodontia de excelência, como o da doutora Luciana Pupo. É necessário remover todos os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes e no aparelho. Posicionando a escova adequada corretamente, é possível a limpeza completa tanto na parte superior quanto na inferior da arcada dentária.
Dê atenção especial à parte do dente que fica entre a gengiva e o aparelho, pois resíduos podem se acumular neste espaço.
3) Uso o fio dental frequentemente e da melhor forma
Outra questão importante é o embate fio dental x aparelho dental. Para começar, busque um fio dental com cera, já que este tipo produto evita que o fio se desfaça e enrosque no aparelho. Passe o fio dental por trás do fio ortodôntico, com cuidado para não entortá-lo. Empurre o fio dental entre os dentes, com naturalidade, inserindo linha entre os dentes, até a gengiva. Depois, deslize o fio para cima e para baixo. A limpeza deve ser bastante minuciosa.
4) Cuidado com certos alimentos
Não há proibições alimentarias para quem usa aparelho. No entanto, os aparelhos ortodônticos exigem cuidados no momento da alimentação. Alimentos duros (aqueles mais crocantes), podem descolar o braquete do aparelho e por isso devem ser mastigados com cuidado. Alimentos pegajosos dificultam a limpeza do aparelho e também inspiram cuidados.
5) Faça a manutenção periódica do aparelho ortodôntico
Em geral é preciso uma consulta de manutenção do aparelho ortodôntico a cada mês, mas este período varia de acordo com o tipo de aparelho usado. No entanto, um fato é comum para todos os tipos de aparelho: eles necessitam sim de manutenção! Sendo assim, não caia na preguiça no dia da consulta e lembre-se que você está em busca de um objetivo que é extrair o melhor resultado do tratamento. Por isso, não caia na armadilha de desmarcar a consulta por causa de um evento de última hora. Ao contrário, dê prioridade a ela!
Tem dúvidas? Entre em contato conosco, marque uma consulta e não adie o início do seu tratamento.